Reportagem Público: Cristelo e MicroMundos

Educar sobre a resistência

Não é um ensaio qualquer. Afinal, a resistência antimicrobiana (não só a antibióticos como a antivirais, antifúngicos e antiparasitários) está-se a tornar uma das principais ameaças à saúde pública em todo o mundo. Há 35 mil mortes por ano na Europa devido à resistência antimicrobiana. Apesar de a busca de novos organismos que possam originar um futuro antibiótico ser a principal missão, o MicroMundo centra-se sobretudo na sua vertente educativa. As aulas são transformadas numa verdadeira caça ao antibiótico pelos alunos que trazem amostras de solos que foram diluídas para criar colónias isoladas das bactérias ou fungos que poderão originar novos antibióticos.

Este projeto de importância pedagógica, científica e social  surge do lançamento do projeto de extensão universitária MicroMundo, do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS) – CESPU, com o qual temos uma parceria. Parabéns pela iniciativa!

CONSULTAR ARTIGOS AQUI: