No contexto educativo, a reciclagem pedagógica emerge como uma abordagem inovadora para promover o desenvolvimento sustentável e a consciência ambiental entre os alunos. O trabalho desenvolvido no RIC3 “Entr’artes” é um excelente exemplo de como esta prática pode ser implementada de forma criativa e eficaz. O RIC3 “Entr’artes” foi concebido com o objetivo de integrar a arte e a sustentabilidade, proporcionando aos alunos uma experiência prática de reciclagem e reutilização de materiais.
Durante a execução deste RIC, os alunos foram incentivados a recolher resíduos sólidos, como papel, plástico, metal e vidro, que seriam depois utilizados como matéria-prima para a criação de obras de arte. A iniciativa envolveu várias etapas, começando com a consciencialização dos alunos sobre a importância da reciclagem e os impactos ambientais dos resíduos. Esta fase inicial foi fundamental para despertar nos alunos um senso de responsabilidade e motivação para participar ativamente. Na fase prática, os alunos foram divididos em grupos e receberam a tarefa de planear e executar trabalhos artísticos utilizando os materiais recicláveis que recolheram, com a criatividade a desempenhar um papel crucial, transformando lixo em esculturas, pinturas, colagens e outras formas de expressão artística.
Esta atividade não só fomentou competências artísticas, mas também proporcionou um entendimento profundo sobre a reutilização de materiais e a redução de desperdício. Um dos pontos altos, foi o desafio lançado pela professora aos Encarregados de Educação para a construção de uma escultura para expor no exterior da escola, envolvendo não apenas os alunos, mas também os seus pais, promovendo uma colaboração inter geracional e o fortalecimento de laços de comunidade. Foi construído um carro escultura projetado para ser colocado no parque do 1º ciclo, feito inteiramente de materiais recicláveis, permitindo que todos os alunos pudessem usufruir desta obra de arte funcional. Esta atividade especial não só ampliou o envolvimento da comunidade escolar, mas também demonstrou de forma real como os resíduos podem ser transformados em algo útil e bonito. A conclusão do projeto foi uma exposição aberta à Comunidade, onde as obras criadas pelos alunos foram exibidas, celebrando a criatividade e o esforço dos alunos e sensibilização pública sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade.
O impacto do trabalho desenvolvido no RIC3 “Entr’artes” foi significativo, já que os alunos desenvolveram as competências artísticas e uma maior consciência ambiental, além disso, fortaleceu o sentido de comunidade e colaboração, mostrando que a educação pode ser um catalisador poderoso para mudanças positivas no meio que nos rodeia.
O meu muito obrigada, aos Pais e Encarregados de Educação da minha turma, por participarem ativamente neste projeto, juntamente com os seus educandos.
Professora Jacinta Ribeiro