No coração do AE Cristelo, a tradição e a cultura ganham vida todos os anos na tão aguardada Feira de São Martinho. Este evento, que já se tornou um marco no calendário escolar e transforma a escola num cenário de vivacidade, unindo estudantes, famílias e toda a comunidade em torno de uma celebração rica em diversidade com diferentes atividades, nomeadamente:
Vendas dos produtos da terra, uma homenagem à agricultura local: as bancas coloridas repletas de produtos locais são o coração pulsante da feira. As bancas de cada turma exibem com orgulho os frutos do seu trabalho, desde frutas e legumes frescos até compotas caseiras, bolos e mel artesanal. É uma oportunidade única para os participantes se conectarem com a terra e apoiarem a produção local.
Jogos tradicionais de rua, a união entre diversão e aprendizagem: o riso ecoa pelos corredores da escola enquanto crianças e adultos participam em jogos tradicionais que remetem a tempos passados. Este ano, uma adição especial é o Busking – desafio matemático de rua, onde o aprendizado se mistura com a diversão, uma maneira inovadora de envolver os participantes em atividades educativas ao mesmo tempo em que celebram a tradição.
Artesanato local, a expressão criativa e identidade cultural: o talento artístico da comunidade é exibido através de brinquedos de outros tempos, o artesanato local enriquece a feira com peças únicas e autênticas.
Música, dança e o desfile de “cabeçudos” e grupo de bombos: os corredores da escola transformados em palcos improvisados, com as danças do Rancho Folclórico de Sobrosa elevam a atmosfera festiva, transportando os presentes para um espetáculo de tradição e movimento, em que o desfile dos “cabeçudos” e bombos traz um espetáculo de cor e ritmo à feira. A comunidade, jovens e menos jovens, marcham ao som dos bombos, trazendo uma energia contagiante que reflete a alegria de se estar junto.
Mostras das colheitas, vindima e produção do vinho e pão, uma viagem pelos sabores locais: os processos de vindima, produção de vinho e fabricação de pão são apresentados de maneira educativa e interativa. Os participantes podem testemunhar a transformação das colheitas em produtos finais, promovendo um entendimento mais profundo dos métodos tradicionais que sustentam a comunidade.
Uma Comunidade unida em torno da educação: a forte participação da Associação de Pais e Encarregados de Educação, destaca a importância deste evento para a comunidade. O apoio dedicado pela associação garante que a Feira de São Martinho continue a ser um catalisador de união, promovendo não apenas a tradição, mas também fortalecendo os laços entre a escola, as famílias e toda a comunidade. Este evento continua a ser ao fim de todos estes anos uma oportunidade única para todos se unirem, aprenderem e celebrarem em conjunto.