Student-Centered Classroom: Teachers as Promoters of Active Learning

No âmbito do projeto KA1 #potedosbrilhos, as docentes Maria José Carvalho, Natalina Nogueira e Sandra Pinto, frequentaram o curso de 11 a 15 de julho de 2022, em Berlim. A semana iniciou-se com uma breve apresentação dos participantes, das respetivas escolas e países: Portugal, Espanha, Grécia, Itália, República Checa, Polónia e Eslováquia. Esta diversidade de nacionalidades possibilitou-nos ter alguma perceção dos diferentes sistemas educativos de cada país e a criação de um vínculo de amizade que permitirá construir uma rede para a futura cooperação internacional.

As temáticas abordadas ao longo da semana foram as seguintes:

Dia 1

  • Atividades de quebra-gelo;
  • Diferenças entre a pedagogia centrada no professor e a pedagogia centrada no aluno;
  • Competências do Século XXI;
  • Diferentes estilos de aprendizagem (Vark Theory): Visual/Auditiva/Leitura/Escrita/Cinestésica.

Dia 2

  • Aprendizagem ativa;
  • Learning Pyramid;
  • Pre-assessment and needs analysis;
  • Motivação intrínseca e extrínseca nos processos de aprendizagem – Como promover a motivação;
  • Como promover a resolução de problemas;
  • Lego activity.

Berlin tour – in the afternoon – durante esta tarde, ficamos a conhecer um pouco melhor Berlim, capital da Alemanha que existe desde o século XIII. Visitámos a Ilha dos Museus, situada no distrito de Mitte, e dois importantes memoriais que recordam a história turbulenta e violenta da cidade no século XX: o Memorial do Holocausto e o Memorial dos Livros Queimados. Pudemos ainda ver o Portão de Brandemburgo que foi construído no século XVIII, usado como divisão de fronteiras durante a Guerra Fria e que, finalmente, se tornou um símbolo da reunificação.

Dia 3

  • Estratégias de aprendizagem colaborativa
  • VTR (Visible Thinking Routines): “Think pair share”; “3 ideas; 2 questions; 1 analogy- Bridge; “Thinker Keys” ,
  • Critical thinking and real-life problems.
  • Aprendizagem baseada em tarefas – Task Based Learning (TBL)
  • Work in pairs/groups;
  • Cooperative poetry;
  • VTS (Visual Thinking Strategy)
  • Six Thinking Hats.

Dia 4

  • PBL – Project Based Learning
  • Aula invertida – The Flipped Classroom
  • Tipos de avaliação: diagnóstica, formativa (The Learning Journal, Rubrics, Portfolio, Round of oral Feedback, Anonymous written feedback, Two stars and a wish, Venn Diagram, Online quizzes) e sumativa
  • Auto e heteroavaliação.

Dia 5

  • Planificação de uma aula, aplicando a pedagogia ativa;
  • Apresentação da planificação elaborada;
  • Avaliação da formação e entrega dos certificados de frequência.

Dia 6 – Visita cultural a Potsdam

A menos de uma hora de Berlim, encontra-se Potsdam – a cidade dos palácios e jardins. Potsdam é uma das cidades mais bonitas da Alemanha e por mais de 2 séculos serviu, além de Berlim, de residência para os reis prussianos e imperadores alemães. Potsdam também foi marcada pelos atribulados acontecimentos na Alemanha do século 20 e a história mundial foi escrita na cidade. Foi num dos seus palácios que líderes mundiais se reuniram no final da Segunda Guerra Mundial, determinando o destino da Alemanha ocupada e selando a ordem europeia do pós-guerra. Em 1990, a cidade foi declarada pela Unesco como Património da Humanidade. Desta forma, tivemos a oportunidade de ter uma visita guiada pela cidade com a presença do historiador PierLuigi que nos deu a conhecer monumentos emblemáticos e contou algumas histórias relacionadas com os mesmos.


Conclusão

 “Tell me and I forget. Teach me and I remember. Involve me and I learn” Benjamin Franklin

Na aprendizagem ativa, o ensino deixa de estar centrado no professor, passando este mais tempo a ajudar os alunos a desenvolver a sua compreensão, o pensamento crítico e as competências de resolução de problemas, do que a expor conteúdos. Esta metodologia pode, ainda, dar aos alunos um maior domínio sobre o que aprendem e como aprendem. Para além disso, promove sobretudo a avaliação formativa e estimula o trabalho colaborativo. Quando os alunos se envolvem ativamente na sua aprendizagem, aprendem melhor. Este curso correspondeu plenamente ao esperado e superou todas as nossas expectativas. Os conteúdos abordados foram muito pertinentes, tendo em conta os objetivos do Plano de Inovação do nosso agrupamento. Na verdade, muitas das estratégias apresentadas já fazem parte da nossa prática letiva, razão pela qual, durante os momentos de partilha de experiências pedagógicas, a nossa escola foi bastante elogiada, tanto pela formadora, como pelos colegas participantes na formação.

Gostaríamos de agradecer à formadora Ilaria Cavallini pelo profissionalismo e disponibilidade que demonstrou ao longo do curso e fazer ainda uma referência ao seu entusiasmo pelas metodologias ativas referidas anteriormente.


Data: 11 a 15 de julho de 2022

Participantes: Maria José Carvalho, Natalina Nogueira e Sandra Pinto

Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ 2020
CONTRATO FINANCEIRO N.º:  2020-1-PT01-KA101-078132

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.