“Education for greener future” – the role of school in sparking climate awareness and enthusiasm
De 16 a 18 de maio de 2022, a Coordenadora de Projetos Erasmus, participou numa atividade de cooperação transnacional, com o tema “educação para um futuro mais verde”. Nestes três dias de formação/ cooperação, foi debatido o tema e partilhadas práticas realizadas nas diferentes escolas/ países. Para além das interessantes partilhas efetuadas pelos oradores convidados, também puderam ser observadas práticas pedagógicas, nas escolas, que incentivam a ligação com a natureza, não só olhando para o currículo, mas adotando uma abordagem holística. O aluno é visto como um todo, não descurando a parte do bem-estar físico e emocional. Percebe-se que não há pressa, é dado tempo aos alunos para “absorver” e desfrutar da natureza. Meditação e relaxamento, assim como aspetos práticos de sobrevivência na floresta são ensinados, esta consciência de que também nós somos parte da natureza ajuda a que haja respeito pela mesma, desta forma, aprendem a ter uma consciência mais ecológica a par do currículo. Esta consciência ecológica poderá levar a práticas mais eficientes para um futuro mais sustentável.
Este encontro/seminário foi também uma excelente forma de estabelecer contacto com pessoas de diferentes países, partilhar práticas, projetos e ideias para novos projetos. Foram estabelecidas algumas parcerias no âmbito da acreditação, para possibilitar trocas de docentes e alunos, embora não sendo uma parceria de projeto, necessitamos sempre de ter parceiros dispostos a receber-nos, sendo que também nos comprometemos a receber. Também foram estabelecidas parcerias para potencialmente escrever novos projetos: parcerias de pequena escala.
De referir que este tipo de eventos é muito importante, não só para novas parcerias, mas também para podermos refletir no que já fazemos, tão bem! Às vezes temos de nos distanciar para perceber que o caminho que fazemos apesar de às vezes parecer duro, é o caminho certo, é preciso sair para ver até onde já chegamos.
O seminário foi organizado pela Agência Nacional Finlandesa Erasmus+ e pela Capital Verde Europeia de 2021, Lahti. Tendo sido financiado pelas Agências Nacionais portuguesa e finlandesa.