TCA: Education for Greener Future

“Education for greener future” – the role of school in sparking climate awareness and enthusiasm

De 16 a 18 de maio de 2022, a Coordenadora de Projetos Erasmus, participou numa atividade de cooperação transnacional, com o tema “educação para um futuro mais verde”. Nestes três dias de formação/ cooperação, foi debatido o tema e partilhadas práticas realizadas nas diferentes escolas/ países. Para além das interessantes partilhas efetuadas pelos oradores convidados, também puderam ser observadas práticas pedagógicas, nas escolas, que incentivam a ligação com a natureza, não só olhando para o currículo, mas adotando uma abordagem holística. O aluno é visto como um todo, não descurando a parte do bem-estar físico e emocional. Percebe-se que não há pressa, é dado tempo aos alunos para “absorver” e desfrutar da natureza. Meditação e relaxamento, assim como aspetos práticos de sobrevivência na floresta são ensinados, esta consciência de que também nós somos parte da natureza ajuda a que haja respeito pela mesma, desta forma, aprendem a ter uma consciência mais ecológica a par do currículo. Esta consciência ecológica poderá levar a práticas mais eficientes para um futuro mais sustentável.

Este encontro/seminário foi também uma excelente forma de estabelecer contacto com pessoas de diferentes países, partilhar práticas, projetos e ideias para novos projetos. Foram estabelecidas algumas parcerias no âmbito da acreditação, para possibilitar trocas de docentes e alunos, embora não sendo uma parceria de projeto, necessitamos sempre de ter parceiros dispostos a receber-nos, sendo que também nos comprometemos a receber. Também foram estabelecidas parcerias para potencialmente escrever novos projetos: parcerias de pequena escala.

De referir que este tipo de eventos é muito importante, não só para novas parcerias, mas também para podermos refletir no que já fazemos, tão bem! Às vezes temos de nos distanciar para perceber que o caminho que fazemos apesar de às vezes parecer duro, é o caminho certo, é preciso sair para ver até onde já chegamos.

O seminário foi organizado pela Agência Nacional Finlandesa Erasmus+ e pela Capital Verde Europeia de 2021, Lahti. Tendo sido financiado pelas Agências Nacionais portuguesa e finlandesa.

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.