A minha participação na TCA “Study visit on “European Art, Crafts and Heritage seminar, traditional skills and know-how and innovative techniques for tomorrow’s careers!”, organizado pela Agência Nacional Francesa Erasmus+ e foi financiada pelas Agências Nacionais portuguesa e francesa, decorreu em Paris e Versailles, entre 21 e 24 de maio foi importante, porque acredito realmente na ideia de que a aprendizagem vai para além da sala de aula e este curso proporcionou-me uma experiência completa de crescimento, tanto a nível pessoal como profissional, nesta área. Adorei o enfoque na diversidade cultural, na construção de uma comunidade de apoio e na capacitação de indivíduos noutras áreas que não as tradicionalmente abrangidas pelas escolas – tudo coisas que são importantes para mim. Não se trata apenas de melhorar as minhas próprias competências, mas de criar uma oportunidade para ter um impacto positivo e explorar as abordagens de aprendizagem criativas e práticas através das artes e ofícios que este evento oferece e que se alinham perfeitamente com o meu gosto pela inovação e adaptabilidade e que nós, na minha Escola, reconhecemos. Em suma, sinto-me motivada por este percurso de aprendizagem envolvente que não só me beneficia, como também tem o potencial de influenciar positivamente a comunidade escolar da qual faço parte.
Foi uma TCA fantástica nesse sentido, pois na sequência dos debates e dos vários contactos formais e informais que se realizaram, a proposta educativa da nossa Escola e as experiências que partilhei, despertaram a curiosidade dos participantes com quem me relacionei mais de perto, com os quais troquei contactos com fortes intenções de continuarem a querer relacionar-se connosco, seja através de um projeto de parceria ou de jobshadowing, destacando-se participantes da Lituânia, Finlândia, Estónia e França.
Esta TCA irá certamente ajudar-me a identificar soluções práticas e inovadoras nestas áreas, procurando incorporar eficazmente a tecnologia no ensino e desenvolver projetos que promovam e reconheçam competências na área das Artes e Ofícios, em articulação com o Quadro de Referência Europeu de Competências para a vida – LifeComp.
Além disso, o programa Erasmus+ apoia a excelência no ensino, incentivando a mobilidade de professores e alunos, mas também a colaboração e partilha de boas práticas entre escolas de diferentes países europeus. Esta troca de conhecimentos e experiências é fundamental para a melhoria contínua da educação, que beneficia não só os professores e alunos diretamente envolvidos, mas a sociedade em geral.