A minha participação na TCA Teaching Sustainability Competences for Hope, Well-being and Systemic Understanding organizada pela Agência Nacional Finlandesa, que decorreu entre 1 e 4 de outubro em Jyväskylä no centro da Finlândia, foi realmente importante para criar uma rede entre professores de diferentes países para promover a educação para a sustentabilidade, com ênfase em formas práticas de promover conhecimentos, aptidões e atitudes necessárias para as competências de sustentabilidade.
Não foi apenas maravilhoso explorar formas de adaptar o Quadro Europeu de Competências em matéria de Sustentabilidade (GreenComp) ao ensino básico, com ênfase em exemplos concretos. Durante o seminário, foi possível apresentar métodos utilizados no quotidiano escolar, tendo em consideração as quatro áreas de competência do GreenComp:
- valores e empenho
- complexidade
- visão de futuro
- agir em prol da sustentabilidade
Mas também, para falar e debater sobre os limites do planeta, a ligação homem-natureza, a participação ativa e a aprendizagem ao ar livre são enfatizados.
O seminário superou as minhas expectativas iniciais em termos do elevado número de inscritos, bem como no número de participações no período de perguntas procurei pesquisar os temas que iriam ser abordados pelos oradores principais e as sessões paralelas em que me inscrevi para poder participar sempre que considerei oportuno, especialmente nos momentos relacionados com o quadro de competências da UE ou com os comportamentos pessoais dos cidadãos que podem fazer a diferença no quotidiano em temas relacionados com a sustentabilidade.
Outra informação relevante foi a troca de contactos com Helena Suomela, especialista em Educação Sustentável da Agência Nacional Finlandesa, que se disponibilizou para participar em workshops que iremos realizar no âmbito da Inovação e que trabalha as Aprendizagens e Competências Essenciais através de performances ao ar livre. Este seminário irá certamente ajudar-me a identificar soluções práticas e inovadoras nestas áreas, procurando incorporar eficazmente a tecnologia no ensino e a desenvolver projetos que promovam a sustentabilidade e o GreenComp na minha Escola, onde tenho responsabilidades objetivas, quer como coordenador do Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), quer como adjunto do Diretor.
Além disso, o programa Erasmus+ apoia a excelência no ensino, incentivando a mobilidade de professores e alunos, mas também a colaboração e partilha de boas práticas entre escolas de diferentes países europeus. Esta troca de conhecimentos e experiências é fundamental para a melhoria contínua da educação, que beneficia não só os professores e alunos diretamente envolvidos, mas toda a sociedade.
Manuel Lourenço