Os alunos do Curso Básico de Teatro aproveitaram a oportunidade para assistir à peça: “O Duelo”, numa sessão única para escolas, no passado dia 13 de dezembro, pelas 15h00, no Palácio do Bolhão, no Porto. O convite foi feito pela coordenadora do CBT, a professora Sílvia Correia, que esteve lá para receber o grupo dos nossos alunos (5ºC e 6ºD) e os professores acompanhantes Idalina Tavares, Sandra Pinto e Firmino Barbosa.
Esta peça, escrita a partir dos livros O Duelo, de Inês Viegas Oliveira, A Manta, de Isabel Minhós Martins e Daqui Ninguém Passa, de Isabel Minhós Martins, tem a direção artística de Joana Providência e é representada pela atriz Joana Mont’ Alverne. “Dois homens discutem num país distante e frio. Discutem há tanto tempo que já não se lembram por que razão começaram a discutir. Para resolverem de vez o problema, e porque desistiram de encontrar uma verdadeira solução, decidem travar um duelo. Como em todos os duelos, costas com costas, cada um começa por contar cem passos antes de se virar para disparar. 1, 2, 3, 4… Lá vão eles, afastando-se. Seguimos um deles, mas a dada altura perguntamo-nos: onde irá? Trata-se de um espetáculo sobre zangas, conflitos, guerras, mas sobretudo sobre a paz”.
“O Duelo” foi, inegavelmente, mais um momento para inspirar os nossos alunos do CBT no seu percurso de formação artística teatral. O Curso Básico de Teatro preza por uma ação de respeito, rigor e confiança e responsabiliza o aluno pela sua própria aprendizagem, facultando-lhe as ferramentas necessárias para o seu sucesso escolar. Aplica uma prática metodológica com base nas premissas da Escola Moderna e no conceito de uma escola democrática de John Dewey. Esta atividade insere-se no PAA do CBT e os bilhetes foram oferecidos pela nossa escola.