“O currículo para toda a educação precoce salienta o papel proeminente do jogo em afixar o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças, com mesmo o ano pré-escolar que visa apenas preparar crianças para a leitura e a matemática pelo uso de atividades preparatórias apropriadas à idade do ensino definitivo” (SIRKKU KUPIAINEN, 2017).
O curso consistiu na visão geral das abordagens pedagógicas finlandesas aos métodos de aprendizagem e avaliação. Foram abordadas diversas técnicas de apoio para a promoção da interação, conhecimento da linguagem e educação especial. O trabalho em grupo, a visita às escolas e o networking foi incrível no curso, e os formadores do curso foram excelentes mediadores para compartilhar novas ideias sobre pedagogia em um ambiente multicultural. Os objetivos deste curso articulam-se também com os objetivos prioritários do Projeto Educativo e procuram a atingir, no âmbito da qualidade do sucesso escolar e da melhoria das aprendizagens relativamente à gestão organizacional através das lideranças pedagógicas e das parcerias, em termos da estratégia para melhorar a participação e intervenção pedagógica no sistema educativo português, observando a realidade de outros sistemas educativos com especial enfoque no finlandês, que está classificado entre os melhores do mundo e alcança os melhores resultados nos testes internacionais do PISA, apesar de não depender de uma carga pesada de trabalhos para casa, testes padrão, pelo que a escolha deste curso se enquadrou no facto de ambos pertencermos à equipa de gestão e exercer vários cargos de coordenação e de lideranças intermédias no nosso Agrupamento.
O primeiro dia do curso consistiu na apresentação do curso, dos participantes e formadores e a realização de atividades em rede abordando as expetativas e motivações individuais de cada um, que nos levou a escolher o curso “The Highlights of Finnish Education”. O dia terminou com a apresentação “Welcome to Finland! This is Finland”. No final deste primeiro dia, percebemos o empenho e a dedicação com que fomos tratados e recebidos pelos formadores, contribuindo para a excelente relação criada entre todos os formandos/participantes do curso.
Os dias seguintes foram dedicados ao currículo básico nacional e às reformas no Sistema de Educação Finlandês. De salientar que as escolas finlandesas estão dotadas de oficinas muito bem apetrechadas para poderem ser desenvolvidas atividades/tarefas de caráter eminentemente prático, que são, tal como podemos comprovar numa visita a uma escola, do agrado dos alunos. Também registamos, nessa visita à escola básica e secundária de Helsínquia, o sistemático uso das tecnologias de informação e comunicação nas diversas disciplinas, a excelente integração de alunos com necessidades especiais nas diversas disciplinas e projetos e a constante dinamização de projetos colaborativos. Outro aspeto a destacar foi a palestra sobre as lideranças e a gestão na escola onde foi realçado que a pedra basilar de uma escola é o clima relacional entre todos os elementos da comunidade. Deste modo foi destacada a preocupação que todos os líderes devem ter em promover o bem-estar de todos os docentes, assistentes técnicos, assistentes operacionais, discentes e demais colaboradores.
No dia 6 de dezembro, dia nacional devido à comemoração da independência da Finlândia face à Rússia, em que pudemos observar por toda a cidade de Helsínquia o hasteamento da bandeira nacional. Neste segundo dia participamos no workshop de introdução ao sistema educativo finlandês, no qual se destacou uma sessão de perguntas e respostas com professores finlandeses, comparando os sistemas escolares europeus
Durante este curso pudemos familiarizar-nos com o sistema educativo finlandês e de formação de professores, mas também de outros países europeus, fruto da partilha das práticas letivas e metodologias usadas nos diferentes países dos participantes de todos os elementos do curso. Em contexto escolar durante as atividades exploráramos o currículo básico e os planos de desenvolvimento escolar, comparando-os com outros sistemas educativos dos países participantes. Nos vários workshops desenvolvidos pudemos discutir e trocar ideias com outros participantes do curso em um ambiente multicultural e ter uma visão geral das abordagens pedagógicas finlandesas contemporâneas para a aprendizagem, no qual os métodos de aprendizagem se baseiam na resolução de problemas e projetos centrados no aluno desenvolvidos nas escolas finlandesas. Outro aspeto a realçar é o papel dos professores na evolução e do sistema educativo finlandês, uma vez que são bastante independentes, podendo decidir quase tudo partindo do currículo: como ensinam, o que ensinam e quando. Esta autonomia, constitui também uma forte influência nos alunos na medida que eles também podem decidir o programa que seguirão até a universidade.
O sistema finlandês, aliás como a maioria dos países nórdicos analisados pelo PISA, apostam num ritmo diferente no início do percurso escolar dos alunos, abordando a escola numa perspetiva mais tranquila e mais tarde que nos restantes países europeus, normalmente aos 7 anos, poucos são os pais que recorrem à oferta, que as autarquias disponibilizam para frequentar a escola mais cedo (é possível fazê-lo a partir dos 3 anos). O desenvolvimento do currículo na Finlândia tem como base a cooperação das instituições a nível nacional e local, onde as autoridades de cada uma das instituições desenvolvem a prática tendo em conta a estrutura do currículo como a funcionalidade pedagógica, passando por vários processos e níveis administrativos até estar concluído, acolhendo não só o contributo de especialistas competentes da área, mas também dos professores, pais e grupos de interesse de vária natureza. O processo é vasto, com várias etapas, porém sempre democrático e hierarquicamente estruturado.
No caso português, a formação do currículo não é de todo abrangente e envolvente como o finlandês. O currículo português é praticamente o mesmo desde a década de 90, tendo surgido algumas alterações pontuais, porém sempre único e universal, onde as decisões são tomadas apenas pelo ministério e posteriormente aplicados nas mais diversas escolas, sem ter a participação dos professores e outros intervenientes do processo educativo junto da elaboração do currículo para o tornar prático e real, adaptado à modernização dos tempos, assentando antes no contributo de especialistas, que por vezes poderão estar desligados da realidade educativa. A implementação do Projeto Piloto de Inovação Pedagógica, foi uma tentativa bem-sucedida na experimentação de experiências de gestão promotoras da autonomia e flexibilidade curricular.
No atinente à divulgação do curso registamos que temos vindo a falar com os colegas de direção sobre o Sistema Educativo da Finlândia e as suas virtudes, estando em planeamento a realização de um Painel/Workshop para difundir com os restantes docentes do Agrupamento.
Data: 5 a 11 de dezembro de 2021
Participantes: Armando Pereira e Manuel Lourenço
Projeto Cofinanciado pelo PROGRAMA ERASMUS+ 2020 CONTRATO FINANCEIRO N.º: 2020-1-PT01-KA101-078132