“Uma ideia de Justiça” no Teatro do Bolhão, Porto

O que é a justiça? E a injustiça? O que é a igualdade? E a equidade?

Uma Ideia de Justiça, com encenação de Joana Providência e texto de Isabel Minhós Martins, é uma peça de teatro, com apenas três atrizes, que traz estas perguntas literalmente para cima da mesa, uma mesa onde se tenta construir uma noção de justiça. Esta peça inclusiva, pois é apresentada em língua portuguesa e gestual, desafiou os nossos alunos do Curso Básico de Teatro, o 5ºD, a pensarem em questões como a diversidade, a escolha, a igualdade e a liberdade. No final do espetáculo, houve tempo para uma conversa com as atrizes, levando os nossos alunos a procurarem descobrir vários sentidos para a ideia de justiça e como a praticar, pois esta peça procura sobretudo ser uma ferramenta de construção de justiça. Os nossos alunos aprenderam ainda a dizer a palavra “justiça” em língua gestual.

Como foram de comboio, os alunos acompanhados pela diretora de turma, Sandra Pinto, e pela professora de teatro, Maria Tavares, fizeram uma caminhada pelas ruas do Porto em direção ao Teatro do Bolhão. Partiram da Estação de São Bento, onde, por sorte, puderam comer uma bela fatia de bolo rei, pois um hipermercado conhecido estava a oferecê-lo a quem passava. Subiram a Rua de 31 de janeiro e foram “espreitar” o Teatro Nacional São João, classificado como monumento nacional desde 2012, um edifício construído em 1910 sobre as ruínas do antigo Real Teatro que ardeu em 1908. Percorreram a Rua de Santa Catarina, a maior rua pedonal do Porto e entraram, apreciaram e fotografaram o café histórico Majestic. Este luxuoso café, com design e arquitetura Art Nouveau ou Arte Nova, abriu portas em 1921 e está ligado à tradição de encontros nos cafés onde intelectuais, escritores e políticos se juntavam para a discussão de ideias. Houve ainda tempo para conhecer o renovado e mais emblemático mercado da cidade do Porto, o Mercado do Bolhão e, claro, para ver a tradicional árvore de Natal em frente à Câmara Municipal do Porto.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.