Viagem à Galiza 2024

Nos dias 15 e 16 de fevereiro os alunos do 9ºano, juntamente com os professores das disciplinas de Ciências Naturais, Maria José Coelho; Geografia, Paula Leal e EMRC, António Alves, realizaram uma viagem de dois dias à Galiza.

A nossa viagem teve início na escola EBS de Cristelo, por volta das 8h40, rumo a Espanha. Às 10h00 chegamos a Valença, onde fizemos uma pausa para o lanche da manhã. Entretanto, seguimos o nosso caminho até Santiago Compostela, onde almoçamos em frente à Catedral. Ao longo da tarde, exploramos as estreitas e pitorescas ruas da cidade velha, a Praça do Obradoiro, a Praça Quintana e o interior da Catedral de Santiago. Aqui vimos o Túmulo com os restos mortais do Apóstolo de Cristo, São Tiago,  e demos o tradicional abraço à imagem. Antes de partirmos para o hotel, ainda, visitamos o exterior do Mercado de Abastos, o segundo lugar mais visitado da cidade depois da Catedral, é um lugar para comprar e para admirar. Apenas visitamos o exterior, pois  já tinha encerrado. Terminamos o dia, com um agradável convívio e um ótimo jantar no hotel onde pernoitamos.

No dia seguinte, tomamos o pequeno almoço e dirigimo-nos para a Corunha, onde visitamos o Jardim  da Casa das Ciências, aí realizamos vários desafios. No museu, a exposição permanente divulga os princípios da ciência, da tecnologia e do mundo natural. No primeiro andar foi possível experimentar pessoalmente os fenómenos físicos. No segundo ficam as salas de exposições temporárias, no terceiro experimentamos os recursos sobre a atualidade científica que vão sendo renovadas a cada ano. Posteriormente, dirigimo-nos para o Museu da Ciência e da Tecnologia, onde pudemos fazer uma viagem pela ciência e pela sua história. O (MUNCYT) tem como objetivo a difusão da evolução da ciência em Espanha desde a antiguidade até os dias atuais.

De tarde, visitamos a Praça da Maria Pita e almoçamos nas ruas do centro histórico da cidade da Corunha, depois, fizemos uma curta caminhada até ao Museu Casa do Homem, para ajudar à digestão. Na “Domus”, através das diferentes exposições descobrimos as diferentes características da espécie humana, como podem ser o Eu (a identidade), Nós (a demografia), os Sentidos, o Coração, o Sistema Motor, o Cérebro, as Habilidades ou a Linguagem. Finalizamos a nossa aventura com a viagem de regresso a Portugal, chegando à escola às 21h00, onde já estavam os nossos pais à espera.

Esta viagem, foi  uma oportunidade para realizarmos aprendizagens significativas fora da sala de aula, articular saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas abordadas em Ciências Naturais, motivou-nos para o estudo das Ciências Naturais e, em particular, do Corpo Humano. Além disso, permitiu perceber a função da religião na vida pessoal e coletiva e compreender o religioso como como resposta à procura de sentido da existência humana.

Por outro lado, tivemos a oportunidade de explorar e trabalhar em diferentes grupos/equipas, com recurso a ferramentas digitais (Flip e Goosechase), motivadoras e inovadoras que tornaram esta viagem uma mais-valia no enriquecimento das nossas aprendizagens e no fortalecimento das relações interpessoais.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.