Nos dias 15 e 16 de fevereiro os alunos do 9ºano, juntamente com os professores das disciplinas de Ciências Naturais, Maria José Coelho; Geografia, Paula Leal e EMRC, António Alves, realizaram uma viagem de dois dias à Galiza.
A nossa viagem teve início na escola EBS de Cristelo, por volta das 8h40, rumo a Espanha. Às 10h00 chegamos a Valença, onde fizemos uma pausa para o lanche da manhã. Entretanto, seguimos o nosso caminho até Santiago Compostela, onde almoçamos em frente à Catedral. Ao longo da tarde, exploramos as estreitas e pitorescas ruas da cidade velha, a Praça do Obradoiro, a Praça Quintana e o interior da Catedral de Santiago. Aqui vimos o Túmulo com os restos mortais do Apóstolo de Cristo, São Tiago, e demos o tradicional abraço à imagem. Antes de partirmos para o hotel, ainda, visitamos o exterior do Mercado de Abastos, o segundo lugar mais visitado da cidade depois da Catedral, é um lugar para comprar e para admirar. Apenas visitamos o exterior, pois já tinha encerrado. Terminamos o dia, com um agradável convívio e um ótimo jantar no hotel onde pernoitamos.
No dia seguinte, tomamos o pequeno almoço e dirigimo-nos para a Corunha, onde visitamos o Jardim da Casa das Ciências, aí realizamos vários desafios. No museu, a exposição permanente divulga os princípios da ciência, da tecnologia e do mundo natural. No primeiro andar foi possível experimentar pessoalmente os fenómenos físicos. No segundo ficam as salas de exposições temporárias, no terceiro experimentamos os recursos sobre a atualidade científica que vão sendo renovadas a cada ano. Posteriormente, dirigimo-nos para o Museu da Ciência e da Tecnologia, onde pudemos fazer uma viagem pela ciência e pela sua história. O (MUNCYT) tem como objetivo a difusão da evolução da ciência em Espanha desde a antiguidade até os dias atuais.
De tarde, visitamos a Praça da Maria Pita e almoçamos nas ruas do centro histórico da cidade da Corunha, depois, fizemos uma curta caminhada até ao Museu Casa do Homem, para ajudar à digestão. Na “Domus”, através das diferentes exposições descobrimos as diferentes características da espécie humana, como podem ser o Eu (a identidade), Nós (a demografia), os Sentidos, o Coração, o Sistema Motor, o Cérebro, as Habilidades ou a Linguagem. Finalizamos a nossa aventura com a viagem de regresso a Portugal, chegando à escola às 21h00, onde já estavam os nossos pais à espera.
Esta viagem, foi uma oportunidade para realizarmos aprendizagens significativas fora da sala de aula, articular saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas abordadas em Ciências Naturais, motivou-nos para o estudo das Ciências Naturais e, em particular, do Corpo Humano. Além disso, permitiu perceber a função da religião na vida pessoal e coletiva e compreender o religioso como como resposta à procura de sentido da existência humana.
Por outro lado, tivemos a oportunidade de explorar e trabalhar em diferentes grupos/equipas, com recurso a ferramentas digitais (Flip e Goosechase), motivadoras e inovadoras que tornaram esta viagem uma mais-valia no enriquecimento das nossas aprendizagens e no fortalecimento das relações interpessoais.