Visita de Estudo: CTT e BV Paredes

Visita de Estudo à Central de Distribuição dos CTT e ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes.

No âmbito das aprendizagens trabalhadas em RIC, na semana temática, os alunos do 2º ano da EB de Duas Igrejas e EB de Sobrosa, realizaram uma visita de estudo à Central de Distribuição dos CTT e  ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Paredes.

À chegada à Central de Distribuição dos CTT, os alunos foram recebidos pelo Sr. Paulo e pelo Sr. Barbosa, dinamizadores da visita. No amplo espaço da central, estes simpáticos senhores, deram-nos a conhecer todos os instrumentos utilizados pelos correios explicando as suas funções. A curiosidade dos alunos foi satisfeita com as várias perguntas feitas aos dinamizadores.

No quartel dos bombeiros fomos todos muito bem recebidos. Depois de inquiridos pelos alunos, os vários elementos da corporação que nos receberam, falaram do seu trabalho e mostraram as instalações do quartel às várias turmas, que foram conduzidas pelas instalações, alguns gabinetes, sala de formação e garagem, onde puderam ver além das várias viaturas, diversos equipamentos de combate a incêndios.

Ainda tivemos oportunidade de visitar o ginásio e sala de estar dos bombeiros, local onde aguardam as ocorrências e onde os nossos alunos lancharam. O Museu, as camaratas, a sala de troféus e a central de comunicações também foram visitadas.  Os alunos tiveram ainda oportunidade de ver o vestuário, as máscaras e ferramentas adequados a situações específicas que são utilizados pelos bombeiros sempre que necessário. Os Bombeiros abriram as portas de uma ambulância e apresentaram o equipamento utilizado durante os resgates e salvamentos como: desfibriladores, pranchas de imobilização, imobilizadores cervicais, capacetes, sendo explicado a função de cada um e as situações em que devem ser utilizados.

Na garagem, ao observarem os veículos ficaram a saber que há veículos específicos para atender as necessidades de cada cenário, do transporte de doentes, combate a incêndios, resgate e salvamento e finalmente as viaturas de desencarceramento, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de entrar. Ao passarem pelo Museu, os alunos, ficaram deslumbrados com a coleção de viaturas antigas, de tração animal, manual e mecânica, fardas de intervenção, numismática, galhardetes, salvados, fotografias e documentação que relata a história da corporação. Os bombeiros que orientaram a visita proporcionaram, sem dúvida, uma manhã recheada de aprendizagens e experiências que enriqueceram a cultura de cada um.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.