A sala de aula pode ser, onde o conhecimento estiver…uma jornada intensa com diversas atividades, aulas on-site, partilha entre as 6 escolas que integram o projeto a nível nacional, assim como as Direções Gerais que nos acompanham, Secretário de Estado, Presidente da CM Paredes, Juntas de Freguesia e o perito do INESC-TEC, que nos acompanham neste sonho de construir uma escola que responda às necessidades de hoje e de amanhã.
Durante este dia foi possível acompanhar diversas atividades a decorrer no âmbito dos nossos Referenciais de Integração Curricular, nomeadamente a “Ecovia” na visita ao CE de Duas e Igrejas e ao Campo de Golfe do Aqueduto, onde decorriam aulas de Educação Física e de Ciências Naturais no “charco” lá existente, enquanto na Escola EB 2,3 de Cristelo acontecia Teatro e o S. Martinho enquadrados pelo referencial “À Descoberta do Património”. Da parte da tarde ainda no âmbito do mesmo referencial decorreu uma aula de história no “Monte do Castro Mózinho” e uma “desfolhada” com alunos do 1º ciclo numa eira próximo do CE de Sobrosa.
O dia terminou no auditório da EB 2,3 de Cristelo onde foi possível promover um debate acerva deste dia intenso, com muita intencionalidade pedagógica. O Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica trouxe-nos a autonomia curricular que possibilita ousar na procura de soluções inovadoras para tentar erradicar problemas causadores de insucesso. Estas soluções pretendem ser de integração curricular, garantindo as aprendizagens essenciais e o desenvolvimento pessoal e social recorrendo quer a novas matrizes, como novos ambientes de aprendizagem