Este ano celebramos o Dia Mundial da Alimentação no nosso Agrupamento, sob o mote “Açúcar escondido nos alimentos”. Tendo sido esta uma das áreas de intervenção prioritária das turmas dos diferentes ciclos, foram dinamizadas em sala de aula várias atividades com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação rica em alimentos naturais e não processados e o consumo de frutas e hortícolas.
Nas escolas básicas de Sobrosa e Duas Igrejas, como já vem sendo habitual, foi dinamizada uma Feira da alimentação com a participação de toda a comunidade educativa. Ambas foram um sucesso!
As turmas do pré-escolar exploraram a importância da alimentação saudável, em articulação com a temática das cores na alimentação e seus benefícios. Como atividade dos Cientistas de Palmo e Meio foram confecionadas gomas (produzidas apenas com fruta e agar-agar).
No 1º ciclo, trabalharam o tema “Açúcar escondido nos alimentos” com várias atividades, entre elas, a visita à exposição na biblioteca, onde estavam expostos vários alimentos e os respetivos cubinhos de açúcar que cada um continha. Fizeram ainda espetadas de fruta que se deliciaram a degustar. Em Duas Igrejas, os alunos animaram as atividades com a apresentação de uma música e respetiva coreografia (Roda dos alimentos) ensaiada pelos professores das AEC.
Na EBS de Cristelo, foi dinamizado um lanche saudável partilhado onde não faltaram as frutas, vegetais, hidratos ricos em fibra e laticínios. Os alunos de 9º ano de RIC1, elaboraram projetos sobre o tema tendo criado vários jogos pedagógicos que foram aplicados aos seus pares de outras turmas.
E porque “somos o que comemos”, mais vale apostar na prevenção!