Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Este ano celebramos o Dia Mundial da Alimentação no nosso Agrupamento, sob o mote “Açúcar escondido nos alimentos”. Tendo sido esta uma das áreas de intervenção prioritária das turmas dos diferentes ciclos, foram dinamizadas em sala de aula várias atividades com o intuito de sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação rica em alimentos naturais e não processados e o consumo de frutas e hortícolas.

Nas escolas básicas de Sobrosa e Duas Igrejas, como já vem sendo habitual, foi dinamizada uma Feira da alimentação com a participação de toda a comunidade educativa. Ambas foram um sucesso!

As turmas do pré-escolar exploraram a importância da alimentação saudável, em articulação com a temática das cores na alimentação e seus benefícios. Como atividade dos Cientistas de Palmo e Meio foram confecionadas gomas (produzidas apenas com fruta e agar-agar).

No 1º ciclo, trabalharam o tema “Açúcar escondido nos alimentos” com várias atividades, entre elas, a visita à exposição na biblioteca, onde estavam expostos vários alimentos e os respetivos cubinhos de açúcar que cada um continha. Fizeram ainda espetadas de fruta que se deliciaram a degustar. Em Duas Igrejas, os alunos animaram as atividades com a apresentação de uma música e respetiva coreografia (Roda dos alimentos) ensaiada pelos professores das AEC.

Na EBS de Cristelo, foi dinamizado um lanche saudável partilhado onde não faltaram as frutas, vegetais, hidratos ricos em fibra e laticínios. Os alunos de 9º ano de RIC1, elaboraram projetos sobre o tema tendo criado vários jogos pedagógicos que foram aplicados aos seus pares de outras turmas.

E porque “somos o que comemos”, mais vale apostar na prevenção!

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.