Encontro entre gerações: AE Cristelo – Ser Social

Durante a presente Semana Temática, os alunos do 9.º ano do RIC T1 e T4, em articulação com a disciplina de EMRC, organizaram mais uma atividade com evidente demonstração de valores como a solidariedade, compromisso,  responsabilidade e altruísmo, na vertente de voluntariado, com a visita à  Associação para o Desenvolvimento de Cristelo – SerSocial.

Na preparação da atividade, o grupo de trabalho evidenciou um forte espírito de iniciativa e colaboração desde a confeção do lanche até aos jogos de tabuleiro a realizar com os idosos. Por volta das 15h00, o grupo partiu em direção à instituição, numa pequena caminhada pelas ruas de Cristelo, carregados com tudo o que prepararam para partilhar no lanche e, sobretudo, com muito carinho para oferecer.

Assim que chegaram, os alunos apresentaram-se e tiveram a oportunidade de conhecer o grupo de utentes, bem como os diferentes espaços da instituição. De seguida, os alunos dinamizaram apenas algumas das atividades que estavam preparadas, no sentido de interagirem com o grupo de idosos, a saber: jogaram às cartas, dominó, mikado, bingo, pois com tanta vontade dos utentes em conversar e interagir com os mais jovens não foi possível realizar tudo.

No decorrer dos jogos, os alunos foram conversando com os idosos sobre como passam o tempo no centro de dia e de como eram as suas vidas quando eram jovens. Por fim, prepararam o lanche colocando na mesa todas as iguarias confecionadas na cozinha pedagógica da escola, com especial destaque para o doce típico desta época festiva: o pão de ló da Páscoa. O grupo de alunos também teve a oportunidade de degustar este lanche saboroso e muito diversificado: panquecas, crepes, biscoitos húngaros, bolo de laranja, molotof, bolo de maçã e bolachas acompanhados por chá de diversos sabores.

De salientar, o bom ambiente que se viveu nesta tarde, pois alunos e idosos divertiram-se imenso e interagiram de modo muito natural, o grupo de trabalho constatou que as atividades foram uma mais-valia e que este dia foi gratificante e muito marcante na vida destes idosos que, muitas das vezes vivem na solidão. A atividade terminou por volta das 17 horas. Todos foram unânimes em avaliar a mesma como enriquecedora, divertida, de fortalecimento das relações intergeracionais, por meio da troca de experiências e a partir dos desafios da convivência, em que todos evidenciaram um forte comprometimento e envolvimento na realização da mesma.

Os docentes envolvidos consideraram, ainda, que o “Encontro entre Gerações” se afigurou como uma excelente estratégia para aplicação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, visto que promoveu a participação em atividades de responsabilidade social, desenvolveu práticas de cidadania baseadas em valores de solidariedade; promoveu o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais e aumentou  as relações de cooperação da comunidade escolar com a comunidade envolvente.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.