Durante a presente Semana Temática, os alunos do 9.º ano do RIC T1 e T4, em articulação com a disciplina de EMRC, organizaram mais uma atividade com evidente demonstração de valores como a solidariedade, compromisso, responsabilidade e altruísmo, na vertente de voluntariado, com a visita à Associação para o Desenvolvimento de Cristelo – SerSocial.
Na preparação da atividade, o grupo de trabalho evidenciou um forte espírito de iniciativa e colaboração desde a confeção do lanche até aos jogos de tabuleiro a realizar com os idosos. Por volta das 15h00, o grupo partiu em direção à instituição, numa pequena caminhada pelas ruas de Cristelo, carregados com tudo o que prepararam para partilhar no lanche e, sobretudo, com muito carinho para oferecer.
Assim que chegaram, os alunos apresentaram-se e tiveram a oportunidade de conhecer o grupo de utentes, bem como os diferentes espaços da instituição. De seguida, os alunos dinamizaram apenas algumas das atividades que estavam preparadas, no sentido de interagirem com o grupo de idosos, a saber: jogaram às cartas, dominó, mikado, bingo, pois com tanta vontade dos utentes em conversar e interagir com os mais jovens não foi possível realizar tudo.
No decorrer dos jogos, os alunos foram conversando com os idosos sobre como passam o tempo no centro de dia e de como eram as suas vidas quando eram jovens. Por fim, prepararam o lanche colocando na mesa todas as iguarias confecionadas na cozinha pedagógica da escola, com especial destaque para o doce típico desta época festiva: o pão de ló da Páscoa. O grupo de alunos também teve a oportunidade de degustar este lanche saboroso e muito diversificado: panquecas, crepes, biscoitos húngaros, bolo de laranja, molotof, bolo de maçã e bolachas acompanhados por chá de diversos sabores.
De salientar, o bom ambiente que se viveu nesta tarde, pois alunos e idosos divertiram-se imenso e interagiram de modo muito natural, o grupo de trabalho constatou que as atividades foram uma mais-valia e que este dia foi gratificante e muito marcante na vida destes idosos que, muitas das vezes vivem na solidão. A atividade terminou por volta das 17 horas. Todos foram unânimes em avaliar a mesma como enriquecedora, divertida, de fortalecimento das relações intergeracionais, por meio da troca de experiências e a partir dos desafios da convivência, em que todos evidenciaram um forte comprometimento e envolvimento na realização da mesma.
Os docentes envolvidos consideraram, ainda, que o “Encontro entre Gerações” se afigurou como uma excelente estratégia para aplicação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, visto que promoveu a participação em atividades de responsabilidade social, desenvolveu práticas de cidadania baseadas em valores de solidariedade; promoveu o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais e aumentou as relações de cooperação da comunidade escolar com a comunidade envolvente.