ACDC / Workshop IMPROVISA

No âmbito do projeto europeu Erasmus+ ACDC (Climate Change Education through Art & Design), decorreu em Cristelo um workshop, que será convertido em ACD, sobre o software IMPROVISA. Este software foi desenvolvido por uma instituição do ensino superior espanhola – o LABA Valência School of Art, Design & New Media.

O projeto IMPROVISA tem como principais objetivos:

  • Explorar novas formas de utilização, partilha e divulgação de conteúdos culturais, artísticos e do património europeu através da utilização de tecnologias digitais.
  • Aproximar a cultura do público mais jovem e das comunidades de difícil acesso através de novos formatos de atividades participativas e baseadas na arte, permitindo a reinterpretação da cultura e potenciando o diálogo intercultural.
  • Promover a mobilidade transfronteiriça e intersetorial e o intercâmbio de conhecimentos entre artistas, profissionais de museus, especialistas em TIC, entre outros.

O workshop foi desenvolvido por dois elementos da Casa da Imagem, criada em 1996, à Fundação Manuel Leão, está sedeada em Vila Nova de Gaia, tendo como fins principais a promoção do bem público nos domínios da educação, da cultura, da arte e da ação socio caritativa. O workshop apesar de ser direcionado aos professores que estão envolvidos nos Projetos de Integração Curricular (PIC), com intenção de colocar os alunos a desenvolver projetos com a ajuda deste software, foi aberto a todos os docentes do Agrupamento.


Saber+

LABA Valencia – School of Art, Design & New Media é a primeira sede internacional da prestigiada universidade italiana de arte e design LABA – Libera Accademia di Belle Arti, com mais de 20 anos de história e 2.500 alunos inscritos por ano.

Abriu as suas portas em Espanha no ano letivo 2021/2022, com o BA (Hons) em Design Gráfico & Media Digital e em Fotografia & Vídeo, duas das áreas com maiores perspetivas de emprego no campo das indústrias criativas, juntamente com o Mestrado Internacional em Criação Multimédia para Espetáculos ao Vivo, que em dezembro de 2022 estreou a peça “Amor” no Teatre El Musical de Valência. A atual 2.ª edição culminará com uma exposição de instalações interativas em junho de 2024. O LABA Valência acolhe numerosas exposições e eventos e colabora com festivais e projetos nacionais e internacionais: Designers of the Univers, Augmented Worlds, the annual exhibitions with a selection of the best student artworks, Photo LABA Firenze, SMTH ART 2003 and 2024, the Festival 10 Sentidos, or the BlablaNights cycle on design, technology and new media, now in its 17th edition.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.