AE Cristelo participa no Projeto-piloto Manuais Digitais

Direção-Geral da Educação (DGE) lançou o projeto-piloto Manuais Digitais, uma iniciativa que envolveu nove Agrupamentos de Escolas (AE), de modo a acompanhar e monitorizar a utilização de recursos educativos digitais, nomeadamente os manuais digitais.

Projeto-Piloto de Desmaterialização de Manuais Escolares é uma iniciativa do Estado Português, decorrente da aprovação do Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) e coordenada pela Direção-Geral da Educação. Esta iniciativa permite desenvolver as competências digitais dos alunos, fomentar a utilização dos recursos educativos digitais para implementar metodologias e dinâmicas de trabalho inovadoras, bem como estimular o trabalho colaborativo e a partilha de práticas pedagógicas entre os docentes.

No Agrupamento de Cristelo, no ano letivo de 2021/2022, o projeto envolve as turmas de 5º e 10º ano.

Foram ouvidas as Associações de Pais e Encarregados de Educação e comunidade docente.

Desenvolveram-se reuniões com os Encarregados de Educação dos alunos de 5º ano e haverá reuniões com os do 10º ano no início de setembro.

A participação no Projeto teve parecer favorável do Conselho Pedagógico e foi aprovada pelo Conselho Geral.

Cremos que será um projeto de sucesso, a ser alargado aos restantes anos de escolaridade nos próximos ano letivos.