Comemoração do Dia da Europa

Os alunos do RIC T1 e T4 do 9.º ano prepararam atividades para comemoração do Dia da Europa, 9 de maio, em articulação com as disciplinas de Geografia, Inglês, Educação Física e Francês.

Dada a impossibilidade de comemorar no dia 9 de maio, a atividade decorreu no dia 13 do mesmo mês e estendeu-se a todos os alunos do 9.º ano de escolaridade. Esta data comemorativa não poderia ficar esquecida, uma vez que não serve apenas para homenagear o ponto de partida da integração política e económica do continente, mas porque significa a paz alcançada, resultante de um esforço coletivo durante décadas. Desta forma, os alunos preparam um flash mob ao som do 4.º andamento da 9.ª sinfonia de Beethoven, que foi adotada como hino da União Europeia, Ode à Alegria, que culminou numa recriação humana de mais um dos símbolos icónicos da Europa, a bandeira azul com as 12 estrelas douradas. Foi uma atividade muito interessante pautada pelo empenho, autonomia, esforço e criatividade dos alunos. Depois, divididos em equipas, representando alguns países europeus, os alunos realizaram um Peddy-Paper, seguindo as orientações e cumprindo os desafios disponibilizados no recurso educativo digital Goosechase. Para o efeito, foram passando por vários postos onde tinham de responder a perguntas relacionadas com a União Europeia.

O entusiasmo e empenho com que o realizaram ficou bem evidente na qualidade das respostas e no cumprimento de todos os desafios com sucesso. O grupo demonstrou, mais uma vez, enorme espírito de compromisso, de responsabilidade, de sentido identidade/pertença e de construção de uma cidadania europeia que ficou patente quer na coreografia preparada, quer nos adereços utilizados.

Posto o descrito, considerámos mais uma etapa superada com sucesso, por este grupo de trabalho. Parabéns a todos os envolvidos!


Saber+

O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu, a data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman », que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.