Curso Básico de Teatro Cristelo

Sabemos que é inegável a importância da educação artística, sendo esta reconhecida por várias organizações nacionais e internacionais. O ensino artístico contribui não só para a promoção da criatividade e inovação, como também para o encorajamento da tolerância social e diversidade cultural. As áreas artísticas assumem um papel determinante na tomada de decisões de forma participativa e na motivação dos jovens e das crianças para uma aprendizagem ativa, criativa e reflexiva. O ensino artístico promove os valores estéticos, a identidade cultural, uma sustentabilidade social pacífica e o desenvolvimento de identidades pessoais.

Por todas estas razões, o nosso agrupamento congratula-se por ter criado, pela primeira vez, uma turma de ensino articulado, 5º ano, alargando assim a sua oferta educativa ao Curso Básico de Teatro, este curso é orientado pela autora do projeto, Sílvia Correia e uma equipa de profissionais devidamente qualificados na área de interpretação.

O Curso Básico de Teatro é um curso de Ensino Artístico Especializado de Teatro que funciona em regime integrado, articulado e livre no sistema de ensino Português, homologado pela Portaria n 65/2022 de 1 de fevereiro. O nosso agrupamento esteve presente na cerimónia de abertura do ano letivo no Palácio do Bolhão, no Porto, no passado dia 8 de setembro, para oficializar as assinaturas entre as escolas do ensino regular e a ACE Escola de Artes. Para este curso foram admitidos 14 alunos, 7 rapazes e 7 raparigas. O 1º grau do CBT está estruturado em 36 semanas, com um total de 6 horas semanais de aulas de Técnicas de Interpretação, Movimento, Improvisação, Voz e História do Teatro lecionadas por professores da ACE.

Nos dias 27 e 28 de junho de 2024 decorrerá o Encontro Nacional do Curso Básico de Teatro, no Teatro do Campo Alegre, no Porto, onde serão apresentados os trabalhos de alunos de todos os agrupamentos envolvidos, conferências e debates. As aulas de teatro começaram no início do mês de outubro e contaram com a visita do diretor do nosso agrupamento que lhes desejou um excelente ano de trabalho, desafiando-os a “brindarem” a nossa escola com o seu talento ao longo do ano.


Saber+

A ACE Teatro do Bolhão foi formada em 2002, constituída por um grupo de onze profissionais com direção artística de António Capelo, Glória Cheio, João Paulo Costa, Joana Providência e Pedro Aparício, a que mais tarde se juntou António Júlio. A companhia, sediada no Palácio do Bolhão, tem uma relação sinergética com a ACE Escola de Artes, hoje com 28 anos de atividade, integrando os jovens profissionais formados numa equipa de trabalho em constante renovação.

Artigo publicado por

PArtilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.