Sabemos que é inegável a importância da educação artística, sendo esta reconhecida por várias organizações nacionais e internacionais. O ensino artístico contribui não só para a promoção da criatividade e inovação, como também para o encorajamento da tolerância social e diversidade cultural. As áreas artísticas assumem um papel determinante na tomada de decisões de forma participativa e na motivação dos jovens e das crianças para uma aprendizagem ativa, criativa e reflexiva. O ensino artístico promove os valores estéticos, a identidade cultural, uma sustentabilidade social pacífica e o desenvolvimento de identidades pessoais.
Por todas estas razões, o nosso agrupamento congratula-se por ter criado, pela primeira vez, uma turma de ensino articulado, 5º ano, alargando assim a sua oferta educativa ao Curso Básico de Teatro, este curso é orientado pela autora do projeto, Sílvia Correia e uma equipa de profissionais devidamente qualificados na área de interpretação.
O Curso Básico de Teatro é um curso de Ensino Artístico Especializado de Teatro que funciona em regime integrado, articulado e livre no sistema de ensino Português, homologado pela Portaria n 65/2022 de 1 de fevereiro. O nosso agrupamento esteve presente na cerimónia de abertura do ano letivo no Palácio do Bolhão, no Porto, no passado dia 8 de setembro, para oficializar as assinaturas entre as escolas do ensino regular e a ACE Escola de Artes. Para este curso foram admitidos 14 alunos, 7 rapazes e 7 raparigas. O 1º grau do CBT está estruturado em 36 semanas, com um total de 6 horas semanais de aulas de Técnicas de Interpretação, Movimento, Improvisação, Voz e História do Teatro lecionadas por professores da ACE.
Nos dias 27 e 28 de junho de 2024 decorrerá o Encontro Nacional do Curso Básico de Teatro, no Teatro do Campo Alegre, no Porto, onde serão apresentados os trabalhos de alunos de todos os agrupamentos envolvidos, conferências e debates. As aulas de teatro começaram no início do mês de outubro e contaram com a visita do diretor do nosso agrupamento que lhes desejou um excelente ano de trabalho, desafiando-os a “brindarem” a nossa escola com o seu talento ao longo do ano.
Saber+
A ACE Teatro do Bolhão foi formada em 2002, constituída por um grupo de onze profissionais com direção artística de António Capelo, Glória Cheio, João Paulo Costa, Joana Providência e Pedro Aparício, a que mais tarde se juntou António Júlio. A companhia, sediada no Palácio do Bolhão, tem uma relação sinergética com a ACE Escola de Artes, hoje com 28 anos de atividade, integrando os jovens profissionais formados numa equipa de trabalho em constante renovação.