Goalball

O Goalball é uma modalidade desportiva criada em 1946 com o intuito de reabilitar veteranos com deficiência visual provenientes da Segunda Guerra Mundial, tendo-se tornado oficialmente um desporto paralímpico em 1976, durante os Jogos Paralímpicos de Toronto.

O objetivo do Goalball é marcar golos na baliza adversária fazendo a bola rolar pelo chão, enquanto os jogadores oponentes tentam bloquear a bola com o corpo. Para ajudar os jogadores a localizarem a bola, esta possui guizos no interior que emitem som. Por isso, exige-se silêncio absoluto durante o jogo, permitindo que os atletas se orientem pelo som e reajam rapidamente aos movimentos da bola. A modalidade é praticada por qualquer pessoa, sendo que todos os jogadores devem usar vendas para garantir igualdade de condições. Cada equipa é composta por três jogadores que alternam entre a defesa e o ataque.

Durante a 1.ª Semana Temática, realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, todas as turmas da nossa escola durante as aulas de Educação Física experimentaram esta modalidade – Goalball. A adesão dos alunos foi extremamente positiva, com elevado entusiasmo e interesse em aprender as regras e superar os desafios do jogo.

Esta atividade revelou-se uma oportunidade única para promover a inclusão e sensibilizar todos os intervenientes para a importância das acessibilidades. A experiência proporcionada pelo Goalball desafiou as capacidades físicas dos participantes e reforçou valores de empatia, solidariedade e respeito pela diversidade, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e acessível para todos. Esta atividade está contemplada no Plano Anual do Atividades do Agrupamento com a colaboração dos docentes da Educação Especial e de Educação Física.

Artigo publicado por

PArtilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.