O Goalball é uma modalidade desportiva criada em 1946 com o intuito de reabilitar veteranos com deficiência visual provenientes da Segunda Guerra Mundial, tendo-se tornado oficialmente um desporto paralímpico em 1976, durante os Jogos Paralímpicos de Toronto.
O objetivo do Goalball é marcar golos na baliza adversária fazendo a bola rolar pelo chão, enquanto os jogadores oponentes tentam bloquear a bola com o corpo. Para ajudar os jogadores a localizarem a bola, esta possui guizos no interior que emitem som. Por isso, exige-se silêncio absoluto durante o jogo, permitindo que os atletas se orientem pelo som e reajam rapidamente aos movimentos da bola. A modalidade é praticada por qualquer pessoa, sendo que todos os jogadores devem usar vendas para garantir igualdade de condições. Cada equipa é composta por três jogadores que alternam entre a defesa e o ataque.
Durante a 1.ª Semana Temática, realizada entre os dias 4 e 8 de novembro, todas as turmas da nossa escola durante as aulas de Educação Física experimentaram esta modalidade – Goalball. A adesão dos alunos foi extremamente positiva, com elevado entusiasmo e interesse em aprender as regras e superar os desafios do jogo.
Esta atividade revelou-se uma oportunidade única para promover a inclusão e sensibilizar todos os intervenientes para a importância das acessibilidades. A experiência proporcionada pelo Goalball desafiou as capacidades físicas dos participantes e reforçou valores de empatia, solidariedade e respeito pela diversidade, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e acessível para todos. Esta atividade está contemplada no Plano Anual do Atividades do Agrupamento com a colaboração dos docentes da Educação Especial e de Educação Física.