No âmbito do Projeto Eco-Escolas e em articulação com a Câmara Municipal de Paredes, a Escola Básica e Secundária de Cristelo candidatou-se aos concursos “O Mar começa aqui” e ao “Prémio Gandhi”, pintando a sarjeta e a escadaria da entrada da escola com motivos marinhos, com o objetivo de sensibilizar para a importância da proteção dos Oceanos.
Na entrada da escola poderá ver-se uma gaivota em cima de uma estrela do mar, cujas extremidades apontam os quatro pontos cardeais, representados pelas suas siglas. Nos lanços de escadas: silhuetas de peixes cruzando-se, com a boca aberta indo em direção a lixo de plástico: sacos, copos, garrafas, embalagens, talheres, canetas, brinquedos, chinelos…
Pretende-se assim sensibilizar para o facto de que o plástico colocado na sarjeta se espalha no mar pelos quatro pontos cardeais, obrigando os peixes a conviver com algas e com lixo, deixando a gaivota e todos incertos no rumo a tomar. Colocou-se um ouriço composto de cotonetes, com uma ligeira alusão ao covid-19, representando o perigo do plástico, que se avoluma.
O desenho/maquete foi criado pelos alunos do 3º ciclo orientados pelo professor Miguel Azevedo.
Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido!”