Os 4 C´s: Criatividade, Comunicação, Colaboração e Pensamento Crítico
Data: 30-09-2020 a 28-10-2020 (virtual) e 06-09-2021 a 10-09-2021 (presencial)
Participantes: Célia Barbosa e Cristina Cardoso
A primeira parte da formação, apesar de virtual e de não podermos realizar atividades de carácter mais prático, sem os constrangimentos da via virtual, deu uma ideia geral do benefício da aplicação dos 4Cs, na prática letiva. Apesar dos 4Cs serem apontados como algo novo, em algum momento da prática letiva, todos estes conceitos, foram já aplicados de uma ou outra forma, no entanto, não de forma intencional de forma a produzir resultados específicos. A formadora, foi excecional, sempre preocupada em que os conhecimentos fossem passados de uma forma eficiente, ainda que à distância, o que ajudou a adquirir alguma confiança para incorporar estas competências no currículo das disciplinas que leciono, Educação Visual e Tecnológica e Criatividade e Inovação, mas também partilhar a experiência com outros colegas. As participantes aprenderam a explorar melhor a capacidade de criar, pensar criticamente, comunicar eficazmente e colaborar bem com os outros.
Criatividade e Pensamento Crítico representam atitudes e capacidades inseparáveis para a inovação que, ao contrário da crença popular, podem e devem ser aprendidas, ensinadas e implementadas em qualquer sala de aula. Comunicação e Colaboração são competências de vida fundamentais de que os alunos podem tirar partido nas suas experiências quotidianas na escola e moldar a sua capacidade de viver, relacionar-se com os outros e trabalhar no futuro. Os “4 Cs” reforçam a capacidade dos nossos alunos de encontrar o seu lugar – profissionalmente, pessoalmente, socialmente – no mundo actual em rápida mudança, ao mesmo tempo que fomentam outros Cs que melhoram a vida: curiosidade, confiança, carinho e cooperação.
No 1º dia o tema foi Comunicação, neste dia foi desenolvida uma dinâmica de pares em que aprenderam a criar actividades que envolvem diferentes formas de expressão através de competências verbais, não verbais e artísticas, focando também na comunicação assertiva.
No 2º dia o tema foi colaboração, o trabalho desenvolvido neste dia permitiu ganhar uma maior compreensão das dinâmicas de grupo e de como reconhecer os maiores obstáculos à colaboração. Foram realizadas atividades que desenvolveram a curiosidade, e as capacidades interpessoais.
No 3º dia o tema foi criatividade, apesar deste tema particularmente, assim como o pensamento crítico, não ser de todo novo, uma vez que já tinha sido feita formação de mentor criAtivo®, com o Torrance Center Portugal, foi abordado de uma forma bastante dinâmica, mais centrado nos formandos. Tal como já referido a criatividade pode ser aprendida e existem técnicas que desenvolvem o potencial criativo. As técnicas aprendidas permitem, ensinar os alunos a explorar a criatividade com maior facilidade.
No 4º dia o tema foi Pensamento Crítico. O pensamento crítico gera crescimento intelectual e analítico concreto em nós e nos nossos estudantes. Este módulo permitiu experimentar uma melhor resolução de problemas, planeamento, definição de objectivos.
No 5º dia trabalhou-se o Combo, que é a utilização de todas as técnicas em simultâneo, este dia foi de facto muito importante pois foi possível aplicar as técnicas combinadas numa atividade, as participantes aprenderam a planear as aulas, com a utilização dos 4Cs.
Após esta parte virtual, as estratégias aprendidas, foram aplicadas pelas docentes nas aulas de RIC – Referenciais de Integração Curricular e Criatividade e Inovação, ambas disciplinas criadas no Agrupamento, enquadradas na Flexibilidade Curricular. As mesmas estratégias revelaram-se benéficas na resolução de problemas, mas também para os alunos trabalharem em equipa. Foi elaborado u vídeo para o Encontro Criatividade, realizado pelo Torrance Center Portugal, disseminado na Página eletrónica da escola, na rúbrica “Há vida na Escola” que mostra a criatividade que os alunos tiveram ao ser desafiados para resolver um problema: Foi lançado o desafio de criar um vídeo onde pudesse ser explicado o que era a disciplina de Criatividade e Inovação. O vídeo tem a participação de alguns alunos e do Diretor da escola.
O mesmo pode ser visto aqui: https://agcristelo.edu.pt/ha-vida-na-escola-criatividade/
Em complemento da parte virtual, as participantes participaram no curso presencial, em Dublin de 06 a 10-09-2021 onde foram consolidadas as técnicas aprendidas e também colocado em prática colaborativamente com outros participantes de outros países. Esta formação preencial também foi útil para partilha entre os docentes.
Este curso foi estratégicamente escolhido por estar em linha com um dos objetivos traçados no projeto: formação na utilização de mais e variadas tecnologias da informação e comunicação, de técnicas de resolução de problemas de forma criativa e outras metodologias de ensino inovadoras.