CONTEXTO:
Inseridos num TEIP-Território Educativo de Intervenção Prioritária (desde 2009), o Plano Plurianual de Melhoria (PPM) que daqui resulta, com Plano de Inovação, tem-nos conferido uma forte autonomia e permitido desenvolver ferramentas estratégias inovadoras de forma a debelar um conjunto de problemas socioeducativos que por nós vão sendo identificados e combatidos.
Assim, analisadas as fragilidades determinam-se as seguintes áreas de intervenção:
- Sucesso Escolar e melhoria qualitativa das aprendizagens.
- algum insucesso nas disciplinas de Língua Portuguesa e estrangeiras e disciplinas das ciências exatas;
- processos de aprendizagem pouco centrados no aluno;
- incipiente promoção do pensamento crítico e criativo;
- alguma falta de capacitação na área das TIC e metodologias inovadoras promotoras de sucesso
Gestão para o sucesso educativo (lideranças e lideranças intermédias).
O #SHININGPOT, vem de encontro ao delineado no Plano de Desenvolvimento Europeu (PDE), que está fortemente articulado com o PPM, garantindo à partida uma forte coerência nas estratégias delineadas. Pretende-se o desenvolvimento de áreas de formação no âmbito de parcerias entre escolas, com vista à aquisição e disseminação de boas práticas no âmbito da educação para o séc. XXI; Formação de pessoal docente no desenvolvimento de respostas educativas inovadoras com vista ao sucesso das aprendizagens; Formação de pessoal docente numa dimensão europeia, trabalho colaborativo/cooperativo, flexibilização e articulação curricular, utilização de técnicas de resolução de problemas, utilização das TIC como promotora do sucesso escolar; Formação no apoio à gestão para o sucesso educativo e a formação global; Formação em liderança de grupos de pessoas.
DISSEMINAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO:
O #POTEDOSBRILHOS, possui um plano de disseminação e exploração dos resultados, que integrará as experiências adquiridas de forma variada e de acordo com as atividades de formação frequentadas. O efeito multiplicador, em cadeia, deste plano irá alcançar todos os intervenientes do Agrupamento de Escolas de Cristelo e, consequentemente, promover uma melhoria das práticas de ensino, durante e após o tempo de vida do projeto.
Disseminação:
A rede de disseminação será integrada no Plano de Formação do Agrupamento e será feita através de:
- Publicação em blogues, redes sociais internas; murais (ex: padlet), página do agrupamento e plataforma moodle, publicação na plataforma do Etwinning das aprendizagens e boas práticas
- Workshops/ Ações de curta duração
- Painéis de Partilha de Boas Práticas
Implementação:
Dinamizar, com os alunos, dentro/fora da sala de aula atividades/metodologias adquiridas na formação realizada.
Atividades:
Ao longo do projeto será desenvolvido um só tipo de atividade: Cursos estruturados com a duração máxima de 7 dias (incluindo viagem)
Dentro deste, prevemos a frequência de cursos com as seguintes temáticas:
- Observação de ambientes de ensino e aprendizagem de escolas de referência noutros países Europeus
- Metodologias e ferramentas de ensino inovadoras:
- Novas formas de aprender, desenvolvendo a criatividade, a motivação e a curiosidade;
- Estimular as motivação dos alunos com Estratégias Criativas de Ensino; Pensamento Positivo, Comunicação Positiva e Espaços Escolares Positivos;
- Ensino do Século XXI – Educação Baseada na Competência, Soft-skills e Criatividade; flipped classroom, project based learning, problem based learning, case-based instruction, discovery learning
- Aquisição de competências ligadas ao bem-estar na Educação, tais como o “MindFulness”.
Participantes:
As mobilidades a realizar proporcionarão uma estratégia de internacionalização fundamental para gerenciar atividades que promovam a partilha de práticas pedagógicas inovadoras. No total vão ser selecionados 18 participantes, estando representadas várias áreas disciplinares de todos os ciclos, cujas necessidades de formação se sintonizam com os objetivos do projeto
Este projeto decorrerá entre 1 de setembro de 2020 e 28 de Fevereiro de 2022.