No âmbito do Dia Mundial do Animal, os alunos das turmas 5ºC e do 6ºC deslocaram-se a pé, no dia 12 de outubro, ao Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Paredes.
Os alunos fizeram a visita ao canil, passando pelas várias boxes com cães para futura adoção e que foram todos encontrados na rua. Para além destes cães, viram três gatinhos que também estão para adoção, apesar de não existir um gatil. O CROA já resgatou animais de várias espécies (raposas, cavalos e corujas) que depois são encaminhados para a polícia.
De seguida, interagiram com a mascote do CROA, o Quim, um cão sénior de pelo acastanhado. Finalmente, a psicóloga que trabalha no CROA e que os orientou na visita, deu a conhecer o funcionamento do canil, a importância da vacinação, da esterilização e da colocação do microchip, assim como, das condições necessárias para ser adotante. Para além disso, os alunos ainda ficaram a saber o que poderiam fazer para serem voluntários do CROA.
Artigo redigido pelos alunos do 5C
Saber+
O Dia Mundial dos Animais foi criado pelo cinologista Heinrich Zimmermann. Ele organizou o primeiro Dia Mundial dos Animais em 24 de março de 1925 no Sport Palace em Berlim, Alemanha. Mais de 5 000 pessoas participaram deste primeiro evento. O evento foi originalmente agendado para 4 de outubro, em consonância com a festa de Dão Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, porém o local não estava disponível naquele dia. O evento foi transferido para 4 de outubro pela primeira vez em 1929. Inicialmente, ele encontrou seguidores apenas na Alemanha, Áustria, Suíça e Tchecoslováquia. Todos os anos, Zimmermann trabalhou incansavelmente na promoção do Dia Mundial dos Animais. Finalmente, em maio de 1931, em um congresso do Congresso Internacional de Proteção Animal em Florença, Itália, sua proposta de tornar universal o Dia Mundial dos Animais de 4 de outubro foi unanimemente aceita e adotada como resolução.